ICP Responde



Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu (Mt 18.15-18)


Catolicismo Romano. Usa esta seqüência para tentar provar a legitimidade do ato de "perdoar pecados", supostamente atribuído aos seus sacerdotes.

Resposta apologética: Além deste, igreja romana usa o texto de Mateus 16.19 para tentar fundamentar esta tese. Todavia, na seqüência em análise, o suposto "dom do perdão" se estende a todos os discípulos: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes" (v. 18). O versículo19 expande ainda mais este benefício ao afirmar que quando dois discípulos (e não apóstolos) concordarem, sobre a terra, com algo que peçam, hão de ser atendidos pelo Pai. Logo, a repreensão abordada nesta seqüência pode ser operada por todos os cristãos. A "igreja" citada aqui pode ser representada por qualquer dirigente de comunidade cristã, desde que seja constituída de acordo com os moldes bíblicos. Como exemplo, as sete Igrejas da Ásia e os seus "anjos" (dirigentes), às quais Cristo determinou que se lhes enviassem cartas (Ap 2.1,8,18). É bom lembrar que esses "anjos" não eram apóstolos.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados