ICP Responde



Aos tempos da restauração (At 3.20,21)


Mormonismo. Segundo declaram seus adeptos, a restauração citada neste texto está se referindo à restauração da autoridade sacerdotal que dizem possuir. E, ainda, que as chaves do sacerdócio de Melquisedeque, que estava sob a possessão de Pedro, Tiago e João, lhes serão conferidas, no devido tempo.

Resposta apologética: Apesar da falácia teológica do ensino mórmon, que diz que o sacerdócio araônico (Arão) foi restituído, em 15 de maio de 1829, por intermédio de João Batista, que, na ocasião, apareceu a Joseph Smith e a Oliver Cowdery, sabemos que o sacerdócio de Arão foi introduzido quando Deus chamou Moisés para libertar o povo de Israel do cativeiro egípcio, e os dois (Arão e Moisés) foram falar ao Faraó (Êx 4.14,16). Mais tarde, Deus formalizou a posição do sacerdócio araônico (Êx 28.1). Todavia, este sacerdócio terminou na cruz, quando o antigo concerto foi abolido. O véu do templo foi rasgado com o brado: “Tudo está consumado” (Jo 19.30). Agora, o mediador do novo concerto é Jesus, que pode perfeitamente salvar todos aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus (Hb 7.25; 8.13; 9.1,9-28; 10.1-8).

Assim, o sacerdócio de Arão, com seus respectivos sacrifícios e oferendas, deu lugar ao sacerdócio de Cristo, que ofereceu um único sacrifício, com eficácia eterna (Hb 10.10,12). Ao iniciar um diálogo com os crentes, os mórmons costumam fazer a seguinte pergunta: “Seu pastor tinha autoridade para batizar? Ele possuía o sacerdócio?”. Mas, diferente desta retórica, a Bíblia ensina que Jesus é “sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 6.20). Logo, qualquer outro que alega possuir esse sacerdócio é usurpador (Hb 7.24,25). O cristão, por sua vez, possui a autoridade de filho de Deus, que lhe é conferida por Jesus (Jo 1.12; Gl 4.4-6), e não a autoridade de um sacerdócio já abolido, como o de Arão. E muito menos possui o sacerdócio de Melquisedeque, exclusivo a Jesus Cristo (Hb 7.16-28. V. comentário de Gn 14.18).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com