ICP Responde



Como foste cortado por terra (Is 14.12-16)


Creciendo en Gracias: Os seguidores de José Luiz Miranda acreditam que este texto aponta para Adão, que seria o próprio Satanás, e que a palavra “cortado”, nesta tradução, está errada. O certo seria “foste formado”.

Resposta apologética: Os adeptos desse grupo conseguem ver o que não está no texto. Antes de tecermos quaisquer comentários a respeito, é bom lembrar que a Bíblia sempre compara Satanás com antiga serpente, dragão, leão e outros (2Co 11.3,14; Ap 12.9, 20.2), jamais com Adão. A serpente é a própria que tentou Adão e Eva (Gn 3). Logo, havia no Éden, neste contexto, três personagens: Adão, Eva e a serpente, que foi influenciada por Satanás (é mais ou menos isso que acontece com os médiuns espíritas em transe).

Outro fato que deve ser considerado é que o capítulo inteiro de Isaías é uma continuação da profecia contra o império da Babilônia (13.1; 14.4). Quem caiu foi o rei da Babilônia (v. 8), pois debilitava as nações (v. 6) e era soberbo (13.19). A história nos conta que os reis babilônicos tinham todas essas características de grandeza (Dn 4.22), mas todos eles, por fim, foram abatidos (Cf. 14.23 com 47.10).

O homem do verso 16 não pode ser Adão, pois, em sua época, não havia reinos ou nações, e Adão não tinha cidades e muito menos fazia pessoas cativas (Is 14.17). Entretanto, isso se encaixa perfeitamente sobre o rei da Babilônia, e também a Satanás, por meio de uma figura de linguagem.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados