ICP Responde



Desde a idade de vinte anos para cima (Esdras 3.8)


Ceticismo. Confronta este versículo com os textos de Números 4.3,23,35 e 1Crônicas 23.3,24 para alegar contradição bíblica quanto à idade em que os oficiantes do templo deveriam ser separados.

Resposta apologética: O texto em estudo apenas segue a orientação de Davi em 1Crônicas 23.3,24, onde se encontram registradas as duas situações que habilitaram o monarca a diminuir a idade, para vinte anos, dos oficiantes levitas que deveriam iniciar suas funções no tabernáculo: a) Visto que o transporte do tabernáculo não era mais necessário, as responsabilidades também se tornaram menores, o que possibilitou o ingresso de levitas mais jovens; b) Na época em que houve essa alteração, o número de levitas entre o povo que tinham retornado da Babilônia era de apenas 74 (Ed 2.40).

Logo, é preciso distinguir as duas contagens, sendo que a do versículo 24 foram envolvidos aqueles que trabalhariam, efetivamente, nas funções do tabernáculo (os filhos de Arão, v. 5) e aqueles que exerceriam outras funções (os filhos de Coate, v. 15). Esdras apenas está seguindo essa orientação.

Quanto ao texto de Números 8.24, está registrado o seguinte: seriam separados, para o ofício sagrado, os levitas da idade de vinte e cinco anos para cima. Mas ninguém pode inferir contradição na Bíblia por causa das faixas etárias citadas em Números 4.3,23,35, uma vez que, como em qualquer outro ofício, o sagrado também exigia preparação e aprendizado, o que proporcionava ao levita aspirante cinco anos de experiência antes de começar a exercer efetivamente sua função.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados