ICP Responde



Todos têm o mesmo fôlego (Ec 3.19-21)


Adventistas do Sétimo Dia e Testemunhas de Jeová. Afirmam que não há diferença entre a morte dos homens e a dos animais, pois ambos vão para o mesmo lugar (a sepultura), onde estarão inconscientes.

Resposta apologética: Os corpos dos animais e dos homens não são diferentes na morte, mas não há nada na Bíblia que diga que o homem se torna inconsciente depois de morto. Salomão está afirmando que os corpos de ambos (homens e animais) vão para o mesmo lugar, porque foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó (v. 20). O versículo 21 menciona a parte do homem que sobrevive à morte: o espírito, que, após a morte do corpo, sobe para Deus. Verdade reiterada na referência 12.7, que diz: “... e o espírito volte a Deus, que o deu”.

Com isso, fica declarado biblicamente que o espírito deixa o corpo por ocasião da morte. O Novo Testamento afirma a mesma verdade: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46). “E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At 7.59).


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados