ICP Responde



Disse-lhe também o Senhor: Simão, Simão... (Lucas 22.31,32)


Catolicismo Romano. Menciona estes textos para sustentar a crença de que Pedro tinha a primazia entre e sobre os demais discípulos e por isso foi separado para ser o suposto primeiro papa.

Resposta apologética: O texto, na verdade, revela um apóstolo instável e incrédulo. No versículo31, Jesus usa o pronome oblíquo “vos” no plural, referindo-se aos doze discípulos, o que atesta que o Senhor não tratava Pedro com exclusividade. A seqüência de todo o texto em estudo deixa isso bem claro. No versículo 32, ocorre a revelação da fragilidade de Pedro, uma vez que Cristo cita este discípulo separadamente, alegando que, diferentemente dos demais, ele precisava de amparo espiritual para passar por aquela prova: “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”. Não bastasse esta revelação, Jesus ainda traz à tona o fato de Pedro não ser ainda plenamente convertido: “E tu, quando te converteres...”. E, por conta disso, diferentemente dos demais, negaria a Jesus.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com