ICP Responde



Também deve andar como ele andou (1João 2.6)


Creciendo en Gracias. Ensina, baseada neste versículo, que João se opôs ao evangelho de Paulo, que disse que não conhecia Cristo segundo a carne (2Co 5.16). E, por conta disso, crê que João apostatou da fé, porque ensina, aqui, que devemos andar como Cristo andou quando ainda estava na carne.

Resposta apologética: Tal insinuação é simplesmente fantasiosa. Paulo e João estavam falando de assuntos diferentes. Em seu texto, Paulo estava se referindo aos julgamentos feitos pela aparência física (2Co 5.16). Anteriormente, disse existem alguns que se gloriam na aparência e não no coração - interior (2Co 5.12). Por isso, afirma que o privilégio de alguém conhecer a Cristo apenas em sua forma física não faz diferença, o que de fato importa é conhecê-lo glorificado e ser uma nova criatura (do coração). Por outro lado, o que João está dizendo é que os crentes devem andar, viver ou proceder como Cristo fazia quando estava aqui em carne. Ou seja, os crentes devem viver continuamente em comunhão com Deus (1.6,7). Isso é o mesmo que dizer "andar no espírito" (Gl 5.16).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com