ICP Responde



Deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (João 1.12)


Testemunhas de Jeová. Declaram que a expressão "filhos de Deus" se aplica somente aos ungidos, os 144 mil, a quem o novo nascimento é restrito.

Resposta apologética: O texto é extensivo a todos os que crêem no evangelho. E o novo nascimento é a condição primeira para que alguém seja chamado filho de Deus e receba Cristo como Senhor e Salvador. Não se limita aos 144 mil de uma suposta classe de ungidos. Se o Antigo Testamento alcançou toda a nação de Israel (somente no Monte Sinai, na inauguração do Antigo Testamento, cerca de dois milhões foram beneficiados pelos sacrifícios que figuravam Cristo), seria o Novo Testamento limitado a apenas uma dízima? Será que a sombra (as representações de Cristo no Antigo Testamento) seria superior, em eficácia, ao próprio Cristo Jesus? Não! Todos aqueles que crerem serão salvos e terão a mesma condição diante do evangelho pregado pelos apóstolos! (17.20-24).

Espiritismo. Quanto ao vínculo espiritual, ensina que "todos são irmãos".

Resposta apologética: A filiação divina, ao contrário do pensamento espírita e da maioria das pessoas leigas quanto ao texto bíblico em estudo, não é inerente ao homem quando nasce, uma vez que, no momento da natividade, o homem vem ao mundo como "criatura de Deus". De acordo com o versículo em destaque, a filiação está atrelada a certas condições e, neste caso, para que alguém se torne "filho", precisa (depende), antes, "receber" Deus (Jesus). Ou seja, precisa aceitar seu sacrifício e reconhecê-lo como Salvador e Filho de Deus. Esta é a condição que nos "transporta" à classe de co-herdeiros - da promessa - (Rm 8.17) propiciada pela adoção procedida pelo Pai (Gl 4.5; Ef 1.5).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com