ICP Responde



Salomão [...] começou a edificar a casa do SENHOR (1Reis 6.1)


Maçonaria. Declara que sua origem está ligada à construção do templo de Salomão.

Resposta apologética: É uma afirmação sem fundamento. Vejamos os motivos:

a) Os próprios escritores maçons reconhecidos pelo grupo, entre eles, Jorge Buarque Lira e Albert Pike, dizem que a origem da maçonaria está ligada às religiões místicas do Oriente.

b) O templo de Salomão foi construído para defender o princípio de um Deus, excluindo todos os outros (2Cr 7.1-22), porque existe um só Deus e um Deus específico, com um nome específico. E o próprio Deus classificou todos os outros deuses como falsos.

No ritual do primeiro grau da Maçonaria, porém, lemos o seguinte: "Como os maçons podem pertencer a qualquer religião, é de desejar que tenha sido colocado no altar uma das escrituras de cada fé, mas não se deve procurar impor qualquer interpretação particular do ritual a qualquer irmão da ordem". Enquanto o templo de Salomão determina: "Um só Deus, Jeová, e mais nenhum outro", o templo dos maçons aceita: "Qualquer deus, à sua escolha" (Harold Reimer). Diante disso, não é possível haver ligação entre o templo de Salomão e a origem da Maçonaria.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com