ICP Responde



Houve um homem [...] da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana (1Samuel 1.1)


Ceticismo. Infere contradição entre este versículo e 1Crônicas 6.16.30, que diz que Elcana, pai de Samuel, é chamado de levita e não de efraimita.

Resposta apologética: Os dois textos estão corretos! Eli levou Samuel, ainda como aprendiz, para oficiar no templo. Posteriormente, Samuel começou a desempenhar funções do sacerdócio. Estes fatos dão suporte teológico para que seja reconhecido que tanto Samuel quanto seu pai, Elcana, eram procedentes da tribo levítica.

O texto comparado simplesmente informa que Elcana vivia nas montanhas de Efraim. É do conhecimento de todos que os levitas, por não terem possessão material terrena, eram distribuídos pelos territórios das doze tribos para que servissem nos afazeres sacerdotais (Nm 35.6) A probabilidade é que Ramataim-Zofim, onde Elcana vivia, tenha sido uma das cidades designadas para a distribuição dos levitas.

Conclusão: Elcana era levita por descendência e efraimita por localização geográfica.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com