ICP Responde



Mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito (1 Pedro 3.18)


Comentário apologético: Em Romanos 8.11, lemos que Jesus foi ressuscitado pelo Espírito Santo: “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito, que em vós habita”.

O texto em questão não declara que Jesus foi ressuscitado como espírito glorificado, antes, que sua ressurreição foi corporal e realizada pelo poder do Espírito Santo. Tomé tocou no corpo ressurrecto de Jesus e foi convencido da realidade desse corpo. Entretanto, caso admitíssemos que Jesus materializou um corpo para se apresentar a Tomé, como pregam as Testemunhas de Jeová, por exemplo, isso significaria que Jesus estaria enganando Tomé, uma vez que o seu corpo seria apenas uma materialização e não o mesmo corpo com o qual fora crucificado e colocado no túmulo (Lc 24.1-6).

A Bíblia diz: “Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito” (Jo 2.20-22).

Jesus declarou: “Vede minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel. O que ele tomou, e comeu diante deles” (Lc 24.39-43).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com