ICP Responde



Porém dos filhos de Israel não fez Salomão servo algum (1 Reis 9.22)


Ceticismo. Infere contradição bíblica ao comparar este texto com 1Rs 5.13, que diz: “E Salomão fez subir uma leva de gente de todo Israel”, em relação aos israelitas escolhidos para o trabalho nas obras de Salomão.

Resposta apologética: Não há incorreção entre os dois relatos. É necessário distinguir as palavras empregadas para definir “trabalhadores” neste contexto. De acordo com 1Reis 5.13 (5.27, no original hebraico), Salomão teria recrutado “uma leva de trabalhadores [mas ou hammas] de entre todo o Israel”. Este contexto revela que um grupo de trabalhadores fora formado para trabalhar no projeto de construção. O grupo, aparentemente, era constituído tanto de judeus como de não judeus. Os versículos 20 e 21 comprovam que “os trabalhadores servis” recrutados por Salomão não pertenciam à nação israelita, e acrescenta a expressão hebraica mas-obed para distingui-los. A falta do termo abed (variante de obed) no versículo 22 deixa claro que Salomão não pegou os israelitas para se servir deles, como se fossem escravos. Pronto, a questão está elucidada!


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com