ICP Responde



A arca de Deus (2 Samuel 6.7)


Catolicismo Romano. Alguns teólogos dessa igreja dizem que os filhos de Israel também reverenciavam a arca da aliança, assim como os católicos fazem com as imagens.

Resposta apologética: A reverência dispensada à arca não permite promover a veneração de relíquias. A irreverência de Uzá não foi por ele ter falhado em alguma saudação, mas por ter desobedecido à lei de Deus, porque o Senhor havia proibido qualquer pessoa, exceto os sacerdotes, de tocar a arca (Nm 4.15). Assim, era necessário que todo o cumprisse a ordem divina e não tocasse na arca — onde se encontrava a manifestação da santidade e da glória de Deus. Em nenhum momento, houve indicação de veneração às relíquias. Não se esperava qualquer tipo de devoção religiosa. Até porque, Deus condena a idolatria (Êx 20.4,5), que faz que a pessoa reverencie e cultue a criatura em vez do Criador (Rm 1.25).


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com