ICP Responde



...ali se conta como Neemias fundou uma biblioteca, onde reuniu os livros referentes aos reis e aos profetas, bem como os de Davi e as cartas dos reis a respeito das oferendas (2 Macabeus 2.13)


Catolicismo romano. O texto apócrifo faz referência a uma biblioteca fundada por Neemias, portadora de muitos e importantes documentos.

RESPOSTA APOLOGÉTICA. O problema desta informação é que ela não encontra paralelos na biografia de Neemias, que foi governador de Judá após o exílio da Babilônia. Neemias foi reconhecido pelo imperador persa Artaxerxes, ocupando a função de “copeiro do rei” (Ne 1.11), um cargo de altíssima confiança, pois era ele quem bebia antes os vinhos do rei a fim de se certificar que não estavam envenenados. Neemias gozava de proximidade com o rei e desse relacionamento logrou permissão para reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 1.1-2.10). Enfrentou muita resistência das nações vizinhas e dos próprios judeus, mas encontrou forças no Senhor para resistir e concluir a obra da reconstrução. Preocupou-se, também, com a reforma religiosa necessária ao povo, algo que levou a efeito com o auxílio do escriba Esdras e, nesse contexto, Neemias nomeou oficiais para liderar o povo, providenciou que todos fossem ensinados na Lei de Moisés e supervisionou a leitura da Palavra de Deus durante a festa dos Tabernáculos, quando o povo se comprometeu a não mais se envolver em casamentos mistos, a guardar o sábado e a apoiar os serviços do Templo (Ne 8 a 10). Por tudo isso, seria plausível Neemias ter fundando uma biblioteca, mas por que o livro canônico nada fala a respeito? Se o segundo livro de Macabeus não fosse tão controverso em seu conteúdo e tão discrepante e anacrônico, talvez pudéssemos assimilar a informação desses versículos como um acréscimo fiel às Sagradas Escrituras, mas como não é este o caso, o que temos aqui só pode ser recepcionado como mera hipótese.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com