ICP Responde



Agora vos salva, o batismo (1 Pedro 3.21)


New Life Mission. Diz que quando Jesus falou a Pedro: “O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois”, estava se referindo à expiação pelo seu próprio batismo. E que Pedro, neste verso, estaria se reportando a esse “batismo expiatório”.

Resposta apologética: De modo algum, Pedro está se referindo ao batismo de Jesus, mas à cena do dilúvio, como um antítipo do batismo cristão. Não é o ato exterior da água que salva, mas uma boa consciência para com Deus (v. 21). A arca era um tipo de Cristo e a água, um tipo do batismo. Assim como as pessoas no dilúvio entraram na arca se identificando com a mesma, passando por um tipo de morte e ressurreição, os cristãos que se identificam com Cristo também passam pela morte e ressurreição do batismo. Mas tudo isso é apenas uma simbologia da transformação espiritual interior (a boa consciência). Portanto, este texto nada fala sobre o Jordão e muito menos sobre qualquer batismo expiatório, mas sobre Noé e o batismo cristão.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com