ICP Responde



No ano segundo do reinado do grande rei Assuero [...] os dois eunucos do rei que montavam guarda ao palácio (Acréscimos de Ester 1.1a, l, m)


Catolicismo Romano. O texto apócrifo afirma que Mardoqueu sonhou com dois eunucos que conspiraram contra o rei Assuero no segundo ano de seu reinado.

RESPOSTA APOLOGÉTICA. O texto apócrifo apresenta flagrante contradição com o texto canônico, que deixa claro que a conspiração contra o rei Assuero ocorreu no sétimo ano de seu reinado e não no segundo, o que revela um grave problema cronológico. Leiamos o texto original: “Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado [...] Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois camareiros do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e procuraram atentar contra o rei Assuero” (Et 2.21). Como se pode perceber, há, portanto, uma contradição textual interna insustentável.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com