ICP Responde



A seguir, o rei atribuiu a Mardoqueu um ofício no palácio e [...] ofereceu-lhe presentes (Acréscimos de Ester 1.1p)


Catolicismo Romano. O texto apócrifo afirma que, por causa da informação que recebeu de Mardoqueu sobre a conspiração dos eunucos, o rei Assuero retribuiu a Mardoqueu com presentes.

RESPOSTA APOLOGÉTICA. Novamente, o texto apócrifo é desautorizado pelo texto canônico. O texto original e verdadeiramente inspirado nada menciona sobre presentes imediatamente entregues após a benfeitoria de Mardoqueu. Sobre isso, o texto bíblico é claro: “Então, disse o rei: Que honra e distinção se deu por isso a Mardoqueu? E os servos do rei, que ministravam junto a ele, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez” (Et 6.3). A retribuição havida posteriormente somente ocorreu no desfecho da história e não no início dela, como erroneamente indica o autor do texto apócrifo. Inicialmente, não houve retribuição a Mardoqueu, que só foi beneficiado porque o rei, tempos depois, em noite de insônia, leu o registro das crônicas passadas de seu reinado e descobriu a injustiça que cometera.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com