ICP Responde



Porque qualquer que guardar toda a lei (Tiago 2.8-12)


Adventistas do Sétimo Dia. Declaram que se Tiago cita dois dos Dez Mandamentos, a lei de que fala nesta passagem é o decálogo. Com isso, insistem em que devemos guardar toda a lei, da qual o sábado faz parte.

Resposta apologética: A palavra lei significa toda a “lei de Moisés”, ou seja, o Pentateuco. Prova disso é que Tiago está reprovando o pecado de “acepção de pessoas”, uma transgressão da lei: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.18).

Esse mandamento faz parte da lei, inclusive da suposta lei cerimonial, divisão fictícia feita pelos próprios adventistas, uma vez que o livro de Levítico foi escrito por Moisés e colocado ao lado da arca e não dentro dela.

O texto em referência menciona apenas dois mandamentos do decálogo e, se dois mandamentos implicam nos dez, também a citação de um mandamento fora do decálogo implica na obrigação de guardar toda a lei. A lei da liberdade de que fala o versículo 12 é a lei de Cristo (Gl 6.2), ou seja, é o ensino do próprio Cristo (Jo 12.48; Mt 28.19). Jesus, no entanto, nunca mandou guardar o sábado, antes, concede repouso a todos aqueles que se refugiam nele (Mt 11.30).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com