ICP Responde



Não ressuscitarão, apagaste sua memória (Isaías 26.13,14,19)


Testemunhas de Jeová. Afirmam que os ímpios não vão ressuscitar e que na morte há inconsciência.

Resposta apologética: Os mortos de que fala o versículo13 (“outros senhores têm tido domínio sobre nós”) são os governadores do Egito e da Babilônia. Isaías está declarando que eles estão mortos, e que não ressuscitarão para exercer seu domínio sobre os israelitas. A crueldade dos senhores que oprimiam Israel está, agora, acabada. Não ressuscitarão para atribular de novo o povo de Deus. Não é o caso de todos os ímpios, porque Jesus declarou que todos ressuscitarão, seja para a ressurreição da vida ou para a condenação (Is 66.24; Jo 5.28,29).

A Bíblia fala, ainda, sobre choro e ranger de dentes (Mt 13.42,50), o que mostra que aqueles que forem para o inferno sofrerão castigos eternos. Logo, os ímpios não estarão aniquilados. Todos os seus grandes projetos, idéias e pensamentos perecem sim com a morte, não porque estejam inconscientes, mas porque não podem mais cumprir seus propósitos. Em outras partes do livro, Isaías se refere ao sheol como um lugar de pessoas conscientes.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com