ICP Responde



Não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos (2Crônicas 16.12)


Ciência Cristã. Usa esta passagem para indicar que o rei Asa morreu por ter procurado a ajuda de médicos em vez de buscar o Senhor. Por conta disso, diz que nós também devemos rejeitar quaisquer ajudas da medicina, ainda que afligidos com doenças graves.

Resposta apologética: O versículo, em hipótese alguma, ensina que devemos rejeitar medicamentos ou orientação médica, e muito menos que quando consultamos os médicos estamos rejeitando o Senhor.

Desde o início do capítulo, Asa toma uma atitude de rebeldia contra Deus. Sabemos que devemos, em todos os assuntos, confiar no Senhor (Mt 6.33). Aquilo que ultrapassa as limitações humanas precisa ser posto aos pés de Deus (Jr 17.5).

Além disso, encontramos o uso de medicamentos tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (2Rs 20.7; 1Tm 5.23). E o fato de alguém não ser curado não significa, necessariamente, que esteja reprovado diante de Deus. O apóstolo Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2Tm 4.20), e Epafrodito, mesmo Paulo estando presente, ficou doente, quase à morte; sua saúde foi sendo restaurada aos poucos (Fp 2.25-27).

Naturalmente, Lucas, o médico amado, deve ter usado seus conhecimentos, várias vezes, para auxiliar o apóstolo Paulo e outros membros das igrejas (Cl 4.14).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com