ICP Responde



Viu a glória de Deus, e Jesus que estava a direita de Deus (Atos 7.55,56)


Testemunhas de Jeová. Declaram que Estêvão, ao receber a visão do céu, não diz ter visto o Espírito Santo. Seu objetivo, com isso, é negar tanto a divindade quanto a personalidade do Espírito Santo.

Resposta apologética: Estêvão não viu o Espírito Santo, porque o Espírito Santo estava com Estêvão: “Mas, ele estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos para o céu, viu...”. Jesus disse aos discípulos que teria de ascender ao céu para que o Consolador viesse e estivesse junto aos discípulos. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei” (Jo 16.7). Com isso, aprendemos que o Espírito Santo, uma vez ocupando o lugar do Senhor Jesus, exerce seu ministério no mundo convencendo os pecadores ao arrependimento e capacitando os crentes na pregação do evangelho (1.8; Jo 16.7-11).

Igreja Evangélica Voz da Verdade. Declara que Estêvão não viu nem poderia ter visto duas pessoas, simplesmente recebeu a revelação divina de que a divindade estava em Jesus.

Resposta apologética: Mas, aqui, Lucas narra, de modo irrefutável, que Estêvão viu: 1º) a glória de Deus; 2º) Jesus; e 3º) Deus, o Pai. A expressão “a destra de Deus” significa “à direita de Deus” e não “a glória de Deus”, como insinuam os unicistas. A glória de Deus foi vista por Estêvão antes. E Lucas mostra uma seqüência na focalização do olhar de Estêvão. Sua atenção, primeiro, foi focalizada na glória de Deus. Depois, voltou o seu olhar e viu Jesus. E, por último, viu Deus, quando concluiu que Jesus se encontrava em um lugar de autoridade, à mão direita de Deus. Não podemos esquecer também que, naquele momento, Estêvão estava cheio do Espírito Santo. Logo, os três membros da Trindade aparecem distintos uns dos outros. Daniel também contemplou as duas pessoas divinas juntas no céu: Pai e Filho (Dn 7.9-13).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com