ICP Responde



Os mortos não louvam ao Senhor (Salmos 115.17)


Adventistas do Sétimo Dia. Declaram que, assim como durante o sono as pessoas não louvam a Deus, os mortos também não podem fazê-lo.

Resposta apologética: A Bíblia ensina que estas palavras do salmista só se referem ao louvor a Deus diante dos homens. Sempre são usadas com relação à adoração pública na casa de Deus, no meio da congregação do povo de Israel. Davi lamenta que se Deus não o tivesse livrado da depressão, mediante a destruição de seus inimigos (v. 3,10), ele teria morrido. E, uma vez no sheol, Davi não poderia louvar, dar graças (yadah) ao Senhor. A palavra yadah, em suas várias formas, é encontrada 103 vezes no Antigo Testamento e, sem qualquer exceção, é sempre usada para a adoração pública, ou seja, a adoração congregacional.

Em verdade, o salmista está afirmando que, depois de morto, não haveria oportunidade para dar testemunho público no meio da congregação.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com