ICP Responde



Vos enviarei Elias (Provérbios 4.5,6)


Mormonismo. Afirma o seguinte: para as pessoas que morreram sem conhecer os requerimentos de salvação (ou seja, sem serem batizadas) e para os desobedientes que, mais tarde, vêm ao arrependimento, o plano de Deus fornece administração vicarial das ordenanças essenciais, o que é adquirido por meio da posteridade, que batiza em favor dos ancestrais.

Resposta apologética: O texto em análise não faz nenhuma alusão ao batismo pelos mortos ou a qualquer outro batismo. Antes, é uma referência profética a João Batista (Mt 11.14; Lc 1.17). E, como o próprio João Batista declarou (Jo 1.21-23), não está-se referindo à reencarnação, mas, sim, ao fato de ele ter vindo no espírito e na força de Elias (Lc 1.17).

Jesus disse a respeito de João Batista: “Ele mesmo é Elias, que estava para vir”. O ministério de João Batista foi dirigido somente aos vivos (Mt 3.1-6). Não houve batismo pelos mortos (1Co 15.29). Além disso, a salvação não é algo que possa ser administrado a favor de alguém que já morreu (Hb 9.27).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com