ICP Responde



Será réu do fogo do inferno (Mateus 5.21,22)


Espiritismo. Cai em contradição quando, em seus comentários díspares no Evangelho Segundo o Espiritismo, se refere à questão da existência ou não do inferno.

Resposta apologética: Allan Kardec, no Evangelho Segundo o Espiritismo, declara o seguinte: “E Jesus vai ainda mais longe, pois ameaça com fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: és louco...”. No Livro dos Espíritos, um suposto “espírito desencarnado” oferece outra definição: “Não são mais do que figuras, os espíritos felizes e infelizes estão por toda parte [...] A localização absoluta dos lugares das penas e de recompensas só existe na imaginação dos homens...”.

O próprio Kardec apresenta uma literalidade sobre o lugar de suplício dos ditos “pouco evoluídos”, citando, inclusive, o “fogo” de que a Bíblia dá testemunho no texto em análise referendado pelo próprio Kardec. Na versão do “espírito desencarnado”, porém, tudo isso não passa de uma alegoria. Obviamente, Kardec, que acompanhou o texto bíblico, procedeu com correção, mas o suposto “espírito” o desmente, o que leva a doutrina espírita ao mais notável descrédito.

Testemunhas de Jeová. Afirmam que o inferno é a sepultura comum de todos os homens, onde todos estão em descanso, esperando pela ressurreição para que possam obter uma nova chance de salvação. E, ainda, que não seremos julgados pelos pecados desta vida, mas pelos da vida futura, o que acontecerá durante o reino milenial de Cristo.

Resposta apologética: A palavra inferno aparece doze vezes no Novo Testamento: onze pronunciadas por Jesus e uma por Tiago (5.22,29,30; 10.28; 18.9; 23.15,33; Mc 9.43,45,47; Lc 12.5; Tg 3.6). É a tradução do termo grego geena e significa lugar de tormento eterno depois da ressurreição do juízo final (Ap 20.11-15). Corresponde ao lago de fogo. Não deve ser confundido com o hades (mundo invisível dos mortos), lugar para onde vai a alma sem o corpo até o dia da ressurreição do juízo final (Lc 16.19-31). No juízo, o hades devolverá os mortos que nele há para que ressuscitem, sejam julgados e lançados no lago de fogo, ou geena (Ap 20.15).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com