ICP Responde



Aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir (Jó 7.9)


Ceticismo. Diz haver contradição bíblica porque ensina, em outras passagens, a doutrina da ressurreição que, neste versículo, é negada veementemente por Jó.

Resposta apologética: De forma nenhuma, o versículo em estudo não contradiz a doutrina da ressurreição. Prova disso é que, mais à frente (19.26), o próprio Jó declara sua esperança na ressurreição. O que realmente ele estava pretendendo dizer ao afirmar: “nunca tornará a subir?”. O versículo 10 tem a explicação: “nunca mais tornará à sua casa”.

Realmente, quando da ressurreição, não teremos de volta os nossos bens materiais. Aliás, nós, os justos, teremos uma vida imortal, usufruindo bens permanentes (Hb 13.14) e não passageiros. O patriarca não está negando sua fé na ressurreição. Ao contrário, está afirmando que as coisas não terão mais a mesma seqüência de quando enfrentava as aflições que o abateram na terra. Também não desejaríamos voltar às mesmas aflições! A ressurreição é uma doutrina estabelecida nas Escrituras (Cf. Dn 12.2; 1Co 15.22; Ap 20.4-6). O Senhor ensinou que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e serão ressuscitados (5.28,29). Jó esperava passar algum tempo oculto no sheol — “até que depois te lembrasses de mim! Quando tomará lugar essa ressurreição?”, foi o que disse. E Daniel nos revela: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno [...] ao fim do tempo” (Dn 12.2-4).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com