ICP Responde



O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Salmos 111.10)


Teosofia. Ensina que o objetivo da vida é despertar o deus que dorme no interior do ser humano. Cada pessoa é mais do que sublime, porque somos divinos: “Não é o temor do Senhor o princípio da sabedoria, mas o conhecimento do EU que se torna a própria sabedoria [...] O homem traz latentes no seu interior todos os atributos da divindade que poder ser progressivamente desenvolvidos e atraídos à manifestação pelo pensamento puro e reto comportamento”.

Resposta apologética: A Bíblia ensina que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26, 27). Deus é distinto do homem (Ec 5.2; Nm 23.19; Os 11.9). A própria ignorância do homem acerca de sua suposta divindade mostra que ele não é Deus. Vejamos algumas diferenças entre Deus e o homem: a) Deus é Todo-poderoso (Mt 19.26), o homem tem poder limitado (Hb 4.15); b) Deus é onipresente (Sl 139.7-12), o homem é confinado no espaço e no tempo (Jo 1.50); c) Deus é eterno (Sl 90.2), o homem é criado no tempo (Gn 1.26); d) Deus é verdade (Is 65.16), o coração do homem é enganoso (Jr 17.9).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com