ICP Responde



O livro da lei de Moisés, a lei de Deus (Neemias 8.1, 8)


Adventistas do Sétimo Dia. Declaram que as expressões “lei de Deus” e “lei de Moisés” estão se referindo a duas leis distintas: a primeira foi colocada dentro da arca e continha mandamentos morais, e a segunda, ao lado da arca e trazia preceitos inteiramente cerimoniais, mas que já foram abolidos.

Resposta apologética: Os Dez Mandamentos, declarados como lei de Deus, se encontram no livro da lei duas vezes (Êx 20 e Dt 5). É possível que a lei moral dos adventistas esteja incluída na lei denominada cerimonial, escrita por Moisés e colocada ao lado da arca, com preceitos inteiramente cerimoniais e abolidos, como ensinam? Sim, o decálogo é repetido. A Bíblia esclarece que as expressões “o livro da lei de Moisés” (v. 1) e “na lei de Deus” (v. 8) indicam a mesma lei, não são duas leis distintas. Essa divisão da lei não passa de artificialismo. Em Neemias 10.29, encontramos expressões sinônimas: “lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés”. O mesmo ocorre em 2Reis 22.8.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com