ICP Responde



Vale do filho de Hinom (Jeremias 7.31)


Testemunhas de Jeová. Citam este versículo em apoio à analogia que fazem do inferno: “Se isso nunca veio ao coração de Deus, certamente Ele não o utiliza em escala maior”.

Resposta apologética: O texto sagrado diz o seguinte: “E edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu no coração”.

Perguntamos: “O que Deus nunca ordenou e nunca subiu ao seu coração?”. Resposta: o ritual de sacrificar crianças a Moloque e a outros deuses, pois tal coisa é repugnante aos seus olhos (2Cr 33.6). De modo algum estava falando a respeito da existência do inferno. Todavia, a Sociedade Torre de Vigia, lançando mão de uma falsa analogia, diz que o versículo em estudo está-se referindo ao inferno.

Quanto ao uso do fogo na destruição, temos o fato de Sodoma e Gomorra, exemplos do juízo eterno (Jd 7).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com