ICP Responde



Os mansos herdarão a terra (Salmos 37.9,11,29)


Testemunhas de Jeová. Citam estes versículos em sua pregação de casa em casa, proclamando a suposta esperança de uma vida eterna no paraíso na terra.

Resposta apologética: Ao serem analisados dentro do seu próprio contexto, estes versículos apresentam um quadro completamente diferente da crença dessa seita. Este salmo fala sobre a prosperidade aparente dos ímpios, que é passageira. Somente os justos serão felizes. Embora alguns teólogos entendam que esteja se referindo ao milênio, o texto em análise não descreve um tempo futuro. O que se espera ver no presente é que os mansos prosperem sob a bênção de Deus e os ímpios paguem um alto preço. Por exemplo, nos versículos 1 e 2, temos a recomendação de que não devemos nos indignar por causa dos malfeitores. No 25, o salmista descreve o que observou em sua própria vida. O mesmo ocorre com os demais.

Concluímos, então, que este salmo fala de eventos que aconteceram durante a vida de Davi. Quando analisamos o seu contexto, entendemos que os textos em referência dizem respeito aos benefícios ime¬diatos da boa conduta e ao fim infeliz dos ímpios. O alvo de Israel era manter os limites geopolíticos de sua nação, o que somente seria possível pela graça de Deus: “os mansos herdarão a terra”. Aqueles que fossem submissos a Deus entrariam e permaneceriam na terra prometida.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com