ICP Responde



A minha alma tem sede de Deus [...] quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Salmos 42.2)


Comentário apologético: O ateísmo declara que a religião é uma neurose das massas, mas sequer é capaz de distinguir religião de fé cristã. Religião é um conjunto de normas criadas pelo homem, e muitas delas para a sua própria conveniência, dando-lhe conotação de obrigatoriedade (Mc 7.7; Tt 1.14). Fé cristã, em toda a sua extensão, se inicia e transcorre de acordo com a supervisão divina (Jo 16.8).

O compromisso do evangelista cristão é anunciar o evangelho grafado na Bíblia, que, ao contrário da religião, não se constitui em mandamento de homens. Deus, por virtude peculiar e exclusiva, convence o ouvinte da veracidade de sua Palavra. O versículo em análise demonstra que a crença em um ser supremo (Deus) é inerente ao homem, que é esclarecido quanto às questões da fé ao adquirir contato com a Bíblia.

Testemunhas de Jeová. Dizem que o homem não tem uma alma consciente e inteligente (a parte imaterial, relacionada ao homem interior). É apenas uma alma. Morreu o homem, morreu a alma.

Resposta apologética. No versículo 6 do capítulo em análise, a Bíblia fala que o homem tem uma alma dentro dele, o que é repetido no Salmo 43.5. O ensino de Jesus, em Mateus 10.28, é que a alma é distinta do corpo e sobrevive à morte física. A palavra alma (no hebraico nephesh e no grego, psychê) é empregada em vários sentidos derivados. Em Gênesis 2.7, pode ser entendida por pessoa, que é todo o ser que possui os atributos de inteligência, vontade própria e sensibilidade. Não é possível, contudo, aplicar este sentido, em Gênesis 1.20,24,30, aos animais, pois, embora tenham alma sensitiva, não são pessoas.

Em sentido próprio, a palavra alma indica a parte imaterial, invisível, inteligente e consciente do homem que é separada do corpo por ocasião da morte física (Gn 35.18; Mt 10.28; Lc 12.4,5), mas reunida ao corpo quando da ressurreição (1Rs 17.21-22). No estado intermediário, entre a morte e a ressurreição do corpo, a alma permanece em estado consciente, no céu — se for cristã (2Co 5.6-8; Fp 1.21-23), ou no hades, em sofrimento — se for incrédula (Lc 16.22-25). Por ocasião da ressurreição, no arrebatamento da Igreja, o corpo (que agora jaz no pó da terra) e a alma serão reunidos. Os cristãos ressuscitarão e possuirão a imortalidade do corpo (1Co 15.51-53; Fp 3.20,31; 1Ts 4.14,16,17).


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com