ICP Responde



Vós sois deuses (Salmos 82.6,7)


Mormonismo. Cita estas referências para justificar sua doutrina sobre a divinização do homem e apoiar seu ensino de que Satanás falou a verdade quando ofereceu divindade a Eva.

Viver de Luz. Acredita que somos divinos e que se pararmos de comer podemos atingir a imortalidade ainda nesta vida.

Resposta apologética. Tal aplicação é falsa, pois o texto em estudo não afirma “sereis Deus”, mas “sois deuses”, e muito menos que a luz pode evitar a nossa morte. Antes, nos ensina que, por causa da queda, o homem se tornou semelhante aos falsos deuses deste mundo: corruptíveis e mortais (Cf. 1Co 15; Hb 9.27).

Em João 10.35, Jesus repetiu o versículo 6 (do salmo em análise) aos seus acusadores. E, ao fazer isso, tinha dois objetivos: 1) demonstrar-lhes que não entendiam suas próprias Escrituras, por isso não estavam em condições de condená-lo ao afirmar que era Deus; 2) demonstrar-lhes as profundezas e o horror de sua rebelião.

Ser chamado de deuses é algo terrível. É ser identificado com os demônios, que se rebelaram contra Deus e se esforçam para reinar em seu lugar.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com