ICP Responde



Convidai para as bodas a todos os que encontrardes (Mateus 22.9)


Universalismo. Baseado na verdade de que Deus é amoroso, propaga a crença de que todos serão salvos, indistintamente.

Resposta apologética: O versículo 11 deste capítulo, que revela a necessidade da “veste nupcial” (estar espiritualmente limpo), implica em que o “convite” de Cristo à salvação não é incondicional, antes, está atrelado à necessidade de obediência ao evangelho que retrata o sacrifício vicário, situação que não se observou no indesejável convidado. No mesmo sentido, é explicitado, pela Bíblia, que, além da morte física (que atinge crentes e incrédulos), existe a “segunda morte” (que atingirá somente os descrentes). A segunda morte está ocorrendo estritamente no campo espiritual, como eterna punição (Jo 5.28,29; Ap 21.8).

Nova Era. Diz que Jesus estava convidando seus amigos para a festa de Aquários, para o banquete do seu nascimento, ou seja, dessa nova era.

Resposta apologética: Quando a Bíblia fala em vestes brancas ou nupcial está se referindo à justiça dos santos: “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos” (Ap 19.8). E a justiça dos santos só pode ser alcançada mediante a fé na obra redentora de Cristo: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos” (Ap 7.9).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com