• Missões



    Distrito Federal - Um lugar místico no meio do Brasil

  • Missões - Distrito Federal

O Brasil do catecismo romano está mudando sua cara. Esta mudança pode ser vista no Distrito Federal, onde a população, a cada dia e cada vez mais, se envolve com o misticismo. Além disso, a violência por lá é preocupante: jovens de famílias ricas estão-se deixando dominar pelos vícios e pela criminalidade.

O sonho de um Distrito Federal longe dos mares tornou-se realidade por intermédio de um presidente cujo lema era: "Fazer o Brasil crescer cinqüenta anos em cinco". Estamos falando de Juscelino Kubitschek de Oliveira, que contribuiu muito para a construção do novo Distrito Federal do Brasil, empreendimento que causou muitos danos à economia brasileira. Na época, chegaram ao país todas as grandes concessionárias de automóveis.

O Distrito Federal, cuja capital é Brasília (considerada patrimônio da humanidade por causa de sua arquitetura), fica no Estado de Goiás.

É no Distrito Federal que se concentra o congresso nacional, o poder judiciário, (superior tribunal de justiça) os ministérios da república, o poder executivo do Brasil, órgãos públicos e embaixadas.

O PIB (Produto Interno Bruto) dessa região vem, em sua maior parte, da administração pública.

Brasília é circundada por cidades-satélites que, na grande maioria, são compostas por bairros pobres e favelas. Apesar de estarem perto do governo federal, essas cidades não possuem saneamento básico adequado.

No Distrito Federal, os índices de alfabetização são os melhores do Brasil. Segundo o IBGE (Instituto de Geografia e Estatísticas), as pessoas de lá possuem oito anos a mais de estudo em relação às outras regiões do país. Os níveis de renda são ótimos, o maior do país, mas o desemprego é alto. Isso poder ser explicado pelo fato de muitos políticos residirem na região.

Mais de 60% das importações são de medicamentos. Somente o Ministério da Saúde compra cerca de 30% dos remédios fabricados na região. Dentre os medicamentos, as drogas que compõem o coquetel antiaids e as vacinas contra hepatite e paralisia infantil.

Seu clima é tropical semi-árido, podendo ficar sem chuva por vários meses. Sua temperatura máxima é 26,3o e a mínima, 14,2o; isso no inverno. No verão, a temperatura máxima atinge 26,5o e a mínima, 17,7o.

A vegetação é típica do cerrado, com plantas rasteiras de aspecto seco. Ao norte de Brasília se encontra a chapada dos veadeiros e Guimarães, um patrimônio natural. A região contém ainda importantes jazidas de ouro, reservas de ferro e níquel.

Os meios de comunicação são abundantes. O comércio está preparado para todos os tipos de produtos. Em relação aos pratos típicos, os restaurantes apresentam uma variedade de comidas das diversas partes do Brasil.

As ruas da capital brasileira são agitadas e movimentadas durante o dia, mas, à noite, ficam desertas. Os visitantes precisam ser cautelosos e andar sozinhos. À noite, nada de irem às cidades-satélites, pois as estradas de acesso são extremamente perigosas. Um detalhe importante: as ruas e os bairros de Brasília são marcados por letras e números. Se o visitante não conhece muito bem a cidade, o melhor é guiar-se por um mapa. Brasília é uma cidade planejada metro a metro.


Violência urbana


A violência urbana no Planalto Central tem alcançado dados preocupantes. Os jovens têm-se aliado à criminalidade. Tal fato não chocaria tanto se tais jovens não fossem de classe média alta, geralmente filhos de servidores públicos e políticos.

Em dados de amostragem sobre a violência em Brasília e nas cidades-satélites, investigou-se a seguinte questão: "Por que os jovens da classe alta entram na vida do crime?". A descoberta foi triste, absurda: a maioria deles praticava a violência por diversão ou para sustentar seus vícios.

O Planalto Central tem uma cultura urbana, em cuja base misturam-se todas as culturas presentes no cenário nacional.

Para se divertir, a maioria da população freqüenta clubes e casas noturnas.

A vida tranqüila do interior está cada dia mais longe dos habitantes de Brasília e de suas cidades-satélites. As tribos de roqueiros e demais grupos têm preocupado as autoridades. As drogas pesadas estão levando muitos jovens à morte.

Em se tratando de violência, as estatísticas comprovam que as áreas mais perigosas ficam nas regiões periféricas das cidades-satélites.


Sincretismo religioso


O sincretismo religioso é bem difundido no Distrito Federal. Sua capital, por exemplo, é um fervilhar de religiões afro-brasileiras e orientais. Os templos religiosos em Brasília são diariamente visitados pelos turistas. O da LBV (Legião da Boa Vontade) não fica de fora: são centenas de visitantes, todos os anos.

É fácil encontrar no Distrito Federal católicos romanos e carismáticos, judeus, islâmicos (o islamismo é fortemente disseminado por lá) e evangélicos, que somam um grande porcentual.

As igrejas evangélicas são fortes e isso, graças a Deus, têm contribuído para que o evangelho de Cristo cresça e frutifique na região. Por outro lado, as igrejas de lá ainda não contam com um forte "exército" de apologistas preparados para mostrar a Verdade aos sectários.

O misticismo é extremamente forte por lá, inclusive nos palácios de Brasília.

A região é cheia de monumentos místicos e de toda espécie de crendice.

A situação espiritual do Distrito Federal precisa mudar. E isso depende de todos nós, os cristãos. Os habitantes dessa região brasileira precisam sair da escuridão em que se encontram, sendo iludidos pelas seitas, que lhes mostram vários caminhos.

Segundo as agências missionárias que atuam no Distrito Federal, os moradores do Planalto central estão perdendo sua crença no cristianismo.

Oremos, irmãos. Este quadro precisa ser revertido!


Motivos de oração


1. Pelos jovens. Eles estão sendo escravizados pelas drogas, o que tem aumentado a violência em várias regiões e cidades do Distrito Federal.

2. Pelos órgãos públicos do governo e instituições federais.

3. Pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e seu ministério.

4. Pelos deputados federais e pelos senadores, que formam o Congresso Nacional.


Você sabia que...


...Metade das importações do Distrito Federal é composta de combustíveis para aviões e pedras preciosas. Os medicamentos respondem por 60% das importações.


As religiões no Distrito Federal


Católicos romanos: 60%

Evangélicos: 17 %

Espiritismo: 5%

Afro-brasileiros: 6%

Pseudocristã: 4%

Outras: 4 %

Judaísmo: 2,6%

Orientais: 1,4%

Islamismo: 1%


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com