Religiões



Igreja Local


Foi fundada por Witness Lee, cristão chinês que fora auxiliar do famoso escritor cristão Watchman Nee. Quando Mao Tse Tung tomou o poder na China, Watchman Nee permaneceu no país, sendo posteriormente colocado na prisão, onde morreu. Witness Lee fugiu para Taiwan (Formosa), e de lá emigrou para os EUA.

Este movimento sempre foi antidenominacional em suas raízes e, por isso, adotou diversos nomes, como, por exemplo, Corpo de Cristo, Rebanho de Deus, entre outros. O nome Igreja Local se dá devido à ênfase ao localismo; ou seja, a posição extremada tomada pelo movimento de que só poder haver uma única igreja em cada localidade.

Embora só aceite a Bíblia como Palavra de Deus, os livros escritos por Witness Lee se revestem de tal importância que, na prática, passam a ter o mesmo valor que as Escrituras Sagradas. O caráter excessivamente místico do movimento faz que seus adeptos encarem a Bíblia não como um livro que deva ser lido com a razão, antes, desenvolvem uma prática denominada “orar-lendo”, na qual não existe necessidade de uma busca pelo entendimento real do texto, mas apenas uma espécie de “interiorização” do mesmo.

Ainda que sua declaração de fé a respeito da Trindade pareça ortodoxa, por afirmar acreditar em Deus como “três pessoas distintas”, sua crença, na verdade, é uma espécie de modalismo. Ou seja, seu ensino refere-se a um “Deus processado”, pois, segundo afirma, a divindade teria passado por um processo: primeiro o Pai, que se transformou no Filho, e, por fim, o Filho, que, após a ressurreição, se tornou o Espírito Santo.

Algumas vezes, identifica o pecado com o próprio Satanás, além de ser um movimento altamente voltado ao proselitismo, pois alega ser a única igreja verdadeira e, por intermédio da Editora Árvore da Vida, busca atingir e agregar cristãos evangélicos ao seu “rebanho”. E faz isso mediante farta distribuição de literatura.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com