Religiões



Tabernáculo da Fé


Fundada pelo pregador de cura divina William Marrrion Branham, esta igreja começou como um ministério ortodoxo, mas, ao longo do tempo, teve suas doutrinas distorcidas. William, tanto em vida quanto depois de morto, era endeusado por seus seguidores. Sua morte ocorreu em 1965, quando foi atropelado por um motorista bêbado. Enquanto algumas pessoas aguardavam sua ressurreição, outras lhe edificaram um santuário em forma de pirâmide. William foi identificado como “o profeta da Era” e como “aquele que cumpriu Apocalipse 10.7”.

Contrariando Marcos 13.32, William Branham disse que o fim do mundo ocorreria em 1977. E foi mais longe ao alegar que, embora não pudesse prever o dia e a hora, podia, no entanto, profetizar o ano e o mês. Seu único objetivo era contradizer o ensino bíblico. Depois, seu sucessor, na tentativa de desculpar a falsa profecia, disse que naquele ano se iniciava um novo período para a Igreja.

Assim como em qualquer grupo genuinamente evangélico a Bíblia é considerada a única e infalível Palavra de Deus, no Tabernáculo da Fé as afirmações de William Branham também são consideradas verdadeiras profecias. Seu livro Las siete edades de la Iglesia é lido e aceito com a mesma referência que a Bíblia. Segundo esse livro, Deus disse a William que ele era João Batista, enviado ao mundo para preparar o caminho para o retorno do Senhor.

Nega a doutrina da Trindade. Ou seja, é unicista em seus princípios. Pai, Filho e Espírito Santo seriam apenas nomes diferentes de um mesmo Ser. E chega a identificar a marca na testa de que fala Apocalipse 13.16 com a crença na doutrina da Trindade. A marca na mão seria a obediência às demais Igrejas, o que manifesta claramente seu caráter proselitista. Por causa disso, seu batismo é apenas em nome de Jesus, negando, dessa forma, a fórmula batismal de Mateus 28.19.

Willian Soto Santiago, o sucessor de William Branham, reivindicou as mesmas manifestações divinas para si e se intitulou com “a voz da pedra”. Ou seja, Jesus é a pedra angular e ele, a voz da pedra.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com