Religiões



Testemunhas de Jeová


Começou com Charles Taze Russel (1852-1916), um dissidente dos adventistas que reuniu em torno de si um grupo de estudantes da Bíblia, por isso foram chamados, inicialmente, de russelitas. Depois, veio Joseph F. Rutherford, juiz que se tornou o segundo presidente da organização, dando-lhe grande impulso.

A seita originou-se na Pensilvânia, EUA, em 1879. Hoje, sua sede se localiza no Brooklyn, Nova York, EUA.

Dizem crer unicamente na Bíblia como Palavra de Deus, mas a interpretação da Bíblia é restrita ao chamado Corpo Governante que, da sede da organização, produz as revistas A Sentinela e Despertai, além de outros livros, também aceitos pelos adeptos sem nenhum questionamento.

Por meio de malabarismos exegéticos, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, como é chamada, distorce ou nega as principais doutrinas bíblicas. Por exemplo, negam a divindade de Cristo, colocando-o apenas como um homem perfeito; a personalidade e a divindade do Espírito Santo; a consciência depois da morte; a condenação do inferno e a ressurreição corporal de Cristo.

O nome exclusivo de Deus é Jeová, por isso se consideram suas verdadeira e únicas testemunhas.

Ensinam que Jesus é o arcanjo Miguel e que Ele (Jesus) não morreu em uma cruz, mas em uma “estaca” de tortura. Possuem sua própria Bíblia, designada como Tradução do Novo Mundo, na qual distorcem as passagens que se chocam com suas doutrinas. Proíbem a transfusão de sangue, nem que seja para salvar uma vida. Pregam que não existe salvação fora da organização. Não votam nem prestam serviço militar. Hoje estão mais amenizadas, mas já foram fortes oponentes dos governos civis.

Pregam que somente 144 mil escolhidos vão para o céu com Cristo; os demais viverão eternamente em uma terra paradisíaca. Que Jesus já voltou à terra em 1914. Por isso, agora, estão aguardando o Armagedom, e já marcaram diversas vezes datas para esse evento.

Seu crescimento ocorre por meio de doutrinamento pessoal, realizado de porta em porta, e venda de literatura, que, segundo crêem, é uma forma de escapar do Armagedom.


  • Leia também

    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com