Religiões



Igreja Messiânica Mundial


Foi fundada pelo japonês Mokiti Okada, nascido em Tóquio, em 1882, vindo a falecer em 1955. Segundo afirmava, suas revelações de Deus ocorreram em 1936, quando uma força desconhecida se apossou dele, levando-o a escrever. A Igreja, no entanto, só foi reconhecida no Japão em 1947. Atualmente, encontra-se sediada em Atami, naquele país.

Okada trocou de nome, passou a se chamar Meishu-Sama. Depois disso, começou a dizer que tinha poder de operar milagres, tais como os realizados por Jesus. Por esse motivo, foi divinizado e, até hoje, os seguidores da seita fazem orações a ele.

Seu livro sagrado chama-se Alicerce do paraíso, que diz que a finalidade dessa Igreja é a religião para a salvação do mundo. Ou seja, que, por ela, o paraíso será instaurado na terra.

O conceito que tem de Deus é panteísta, ensino que prega que Deus e a natureza são a mesma coisa, não é possível distinguir Deus do próprio homem. Neste aspecto, desenvolveu também um politeísmo amplo, uma vez que as distinções se perdem. Adoram qualquer deus, de qualquer religião, pois todos seriam os mesmos.

Um dos ritos que pratica, o johrei, foi o responsável por sua grande popularização. Segundo prega, trata-se de uma emanação dos poderes do Universo, que serve para proporcionar saúde, cura e prosperidade.

Seus adeptos usam um amuleto chamado ohikari, por meio do qual dizem receber a “luz divina” de Meishu-Sama. O significado de ohikari é “sagrado ponto focal”, considerado o elo que liga os adeptos dessa Igreja com o mundo espiritual. Como se isso não bastasse, seus seguidores fazem constantes oferendas de frutas, verduras e legumes àquilo que chamam de Deus, e também aos antepassados, que, conforme acreditam, alguns ainda permanecem ao lado deles para protegê-los.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com