Religiões



Ciência Cristã


Fundada por Mary Baker Eddy, em 1979, em Boston, EUA, seu primeiro nome foi Igreja de Cristo Cientista. A sra Mary fundou o movimento após ter sido curada de grave enfermidade por meios hipnóticos. Autora de Ciência e saúde como chave das Escrituras (chamado na primeira edição de Ciência e saúde), a obra se tornou o livro sagrado da seita, que utiliza a Bíblia apenas para confirmar seus ensinos.

Entre suas principais doutrinas, o controle da mente sobre a matéria; o ensino que diz que o ser humano não pode sofrer mal algum, porque não foi Deus quem criou o mal; a única realidade é aquela existente na mente (conceito hindu de “maya”); não existe o mau, a não ser aquele que se encontra no pensamento das pessoas; o pecado, a doença e a morte são irreais; e o ensino que afirma que a matéria não existe.

É uma seita panteísta, cujo conceito diz: Deus é tudo e tudo é Deus; não existem anjos ou demônios; tudo é pensamento bom ou mau.

Para essa seita, Cristo é apenas “uma idéia divina” e não Deus. Os próprios homens não possuem corpo material. O corpo é apenas uma projeção do espírito humano. Não existe ressurreição do corpo, apenas espiritualização do pensamento após a morte. Considera a morte uma “mudança”, após a qual existe um período de provação, por meio do qual o homem continua sua evolução. Rejeita completamente a salvação pela fé em Jesus Cristo. Não existem juízo final, céu e inferno. O céu nada mais é do que estados da mente.

A salvação só é possível por seu intermédio. Não pratica o batismo e a ceia, pois espiritualiza os dois.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com