Apologética



Adventistas do Sétimo Dia – Parte X – A Guarda do Sábado


Escreve Ellen Gould White no livro “O Conflito dos Séculos”: O sábado será a pedra de toque da lealdade: pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem (p. 611, Ellen Gould White. CPB.1971).

Resposta Apologética:

Os 2.11 traz uma profecia sobre a abolição do sábado semanal. Essa profecia foi cumprida em Cristo, como afirma Paulo em Cl 2.14-17; Gl 4.9-10. Diante da clareza do texto de Cl 2.16-17 costumam os adventistas do sétimo dia refutar que a palavra sábados não se refere ao sábado semanal, mas aos sábados cerimoniais ou anuais mencionados em Lv 23.1-39.

Não é correta essa interpretação e damos três razões para refutá-la:

a. Os chamados sábados anuais ou sábados cerimoniais eram chamados festas e já estão incluídos na frase dias de festa de Cl 2.16. Estes dias de festa ou sábados anuais eram designados dias de festas como segue:

1. Festa da Páscoa – Lv 23.5,7;

2. Festa dos Asmos – Lv 23.8;

3. Festa de Pentecostes – Lv 23.15-16;

4. Festa das Trombetas – Lv 23.23-25;

5. Festa da Expiação – Lv 23.26,32;

6. Festa dos Tabernáculos – 1o dia de festa;

7. Festa dos Tabernáculos - último dia de festa - Lv 23.34-36.

b. A fórmula dias de festa, luas novas e sábados é a fórmula para indicar os dias sagrados anuais, mensais a semanais: 1 Cr 23.31; 2 Cr 2.4; 8.13; Ez 45.17; Os 2.11.

c. As palavras sábado, sábados e dia de sábado (singular) ou (plural) ocorrem 60 vezes no Novo Testamento. Em 59 casos os Adventistas do Sétimo Dia reconhecem tratar-se do sábado semanal e apenas um caso eles negam, justamente o de Cl 2.16. Dizem: Os termos Sábado, sábados e dia de Sábado ocorrem sessenta vezes no Novo Testamento, e em cada caso exceto um, refere-se ao sétimo dia. Em Cl 2.16 a 17, faz-se referência aos sábados anuais relacionados com as três festas anuais observadas por Israel antes do primeiro advento de Cristo (“Estudos Bíblicos”, p. 378, CPB). Se dermos à palavra sábado o sentido de semanal em Cl 2.16 teremos em apoio da nossa interpretação 59 referências reconhecidas por eles. Ao darem a Cl 2.16 o sentido de sábados anuais ou cerimoniais não encontram nenhuma referência que apóie sua interpretação. E por que assim argumentam? Porque teriam de reconhecer que o sábado foi abolido na cruz Rm 10.4.

Ainda dizem os Adventistas do Sétimo Dia que a expressão meus sábados indica a distinção entre sábados semanais e sábados cerimoniais, o que não é bíblico. Ambas as expressôes são utilizadas para indicar os mesmos sábados – sábados semanais. São de Deus – meus sábados – porque foram dados por Ele, e são dos judeus – seus sábados – porque foram dados para eles. Vejamos meus e seus aplicados na Bíblia:

a . O Templo – Is 56.7 comparado com Mt 23.38 (minha casa, vossa casa);

b. O mesmo Deus indicado por meu Deus e vosso Deus – Jo 20.17;

c. Os mesmos sacrifícios e holocaustos são chamados de meus e vossos de Nm 28.2 comparado com Dt 12.6.

Os Adventistas do Sétimo Dia são culpados de galatanismo, quer dizer, o conceito de em parte o homem se salva pelas obras de Cristo e em parte por sua própria fidelidade em guardar o sábado.

Diz EGW no livro “O Conflito dos Séculos”:... verificando-se estar o seu caráter em harmonia com a Lei de Deus, seus pecados serão riscados, e eles próprios havidos por dignos de vida eterna (p. 487, CPB-1971). Ensinam assim, sistematicamente, sobre a guarda do sábado, enquanto que Paulo, em suas treze Epístolas, só menciona o sábado uma vez em Cl 2.16, e mesmo neste único caso, para declará-lo como abolido.

Guardam o sábado realmente os Adventistas do Sétimo Dia? Está escrito em Gl 3.10 que é maldito aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no Livro da Lei para fazê-las. E, quanto ao sábado, a lei estabelece:

1. Que ninguém devia sair de sua casa em Êx 16.29;

2. Proibia acender o fogo nas casas em Êx 35.3;

Os adventistas não saem das suas casas nos sábados? Não acendem fogo em suas casas nesse dia? O veredicto da Bíblia é maldito - Gl 3.10; Rm 2.23.


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com