Os homens precisam de sacerdócio para presidir a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e para dirigir o trabalho da igreja em todas as partes do mundo (“Princípios do Evangelho”, edição 1992 – p. 81).
Eis aqui em ordem cronológica os presidentes da Igreja:
1 – Joseph Smith (1805-1844)
2 – Brigham Young (1801-1877)
3 – John Taylor (1808-1887)
4 – Wilford Woodruff (1807-1898)
5 – Lorenzo Snow (1814-1901)
6 – Joseph F. Smith (1838-1918)
7 – Heber J. Grant (1856-1945)
8 – George Albert Smith (1870-1951)
9 – David O Mckay (1873-1970)
10 – Joseph Fielding Smith (1876-1972)
11 – Harold Be Lee (1899-1973)
12 – Spencer W. Kimball (1895)
13 – Ezra Taft Benson
(“Os Presidentes da Igreja”, sem edição, Preston Nibley)
A NATUREZA DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE
Numa revelação sobre o sacerdócio dada pelo mestre por intermédio do profeta Joseph Smith, em 28 de março de 1835, o Senhor afirmou:
Na igreja há dois sacerdócios, a saber: O de Melquisedeque e o de Aarão, o qual inclui o Levítico.
A razão pela qual o primeiro se chama sacerdócio de Melquisedeque é porque Melquisedeque foi tão grande Sumo Sacerdote.
Chamava-se antes do seu tempo o Santo Sacerdócio, segundo a ordem do Filho de Deus. Mas por respeito e reverência ao nome do ser supremo e para evitar-se a freqüente repetição do seu nome, eles, a Igreja, em dias antigos deram àquele sacerdócio o nome de Melquisedeque ou Sacerdócio de Melquisedeque.
Todas as outras autoridades ou ofícios da Igreja são apêndices deste sacerdócio. Mas há duas divisões ou duas grandes cabeças. – Uma é o Sacerdócio de Melquisedeque e a outra é o Sacerdócio Aarônico ou Levítico (“Doutrina e Convênios” 107.1-6) (“Uma Obra Maravilhosa e um Assombro”, edição 1966 – p. 81, LeGrand Richards).
A chamada de Joseph Smith Jr. e seu colega Oliver Cowdery para o sacerdócio é assim descrita:
O chamado e ordenação são necessários à autoridade:
Agora que estabelecemos a necessidade da autoridade do sacerdócio, consideraremos as evidências das Escrituras de que os homens devem ser ordenados no sacerdócio para administrarem nas coisas de Deus – eles não podem assumir esta autoridade ou recebê-la de quem não a possua. Por isso tornou-se necessário que João Batista trouxesse de volta o sacerdócio Aarônico ou Levítico, e que Pedro, Tiago e João trouxessem o Sacerdócio de Melquisedeque, tendo ambos sidos conferidos a Joseph Smith e a Oliver Cowdery. Porque todo sumo sacerdote tomado entre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados... E ninguém toma para si esta honra senão o que é chamado por Deus, como Aarão (“Uma Obra Maravilhosa e um Assombro”, edição 1966 – p. 82, LeGrand Richard).
Resposta Apologética:
Os mórmons declaram pertencer à tribo de Efraim. Por que esses homens pensam ter autoridade real do sacerdócio aarônico sem nem sequer pertencer à tribo escolhida por Deus para o sacerdócio aarônico? Era preciso ser da tribo de Levi e ser da família de Aarão para exercer esse sacerdócio.
Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio (Êx 28.1,4).
E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão (Hb 5.4).
A Bíblia registra o caso de Coré, que era da família de Aarão e arrogou para si o cargo de sacerdote pelo fato de ser primo de Levi, mas foi rejeitado com os seus companheiros:
Os filhos de Levi foram: Gérson, Coate, e Merari. Joá, seu filho, Ido, seu filho, Zerá, seu filho, Jeaterai, seu filho (1 Cr 6.1,21).
Quanto ao sacerdócio de Melquisedeque só uma pessoa ocupa esse cargo além do próprio Melquisedeque, que é Jesus Cristo.
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 7.17).
O significado de Cristo ser um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque atesta que o seu ministério é:
1. Permanente – Hb 7.3
2. Indissolúvel – Hb 7.6
3. Intransmissível – Hb 7.23-24
Diante da reivindicação dos mórmons de possuírem autoridade dos dois sacerdócios – Aarão e Melquisedeque, cabem as seguintes perguntas:
1. Como podem homens e rapazes que supostamente são membros da tribo de Efraim ocupar o sacerdócio aarônico? e
2. Considerando que o sacerdócio de Melquisedeque é intransmissível, como pode o cargo passar de uma pessoa para outra dentro do mormonismo?
3. Até que ponto é válida a reivindicação de autoridade sacerdotal dentro do mormonismo?
Segundo a Bíblia:
a) Todos os crentes são sacerdotes – 1 Pe 2.5-9;
b) A autoridade do crente parte do fato de ser ele Filho de Deus pela aceitação de Jesus como Salvador e Senhor – Jo 1.12; 1 Jo 3.1-3; Lc 10.19;
Ainda quanto ao sacerdócio aarônico Deus lhes ordenou:
a) Que Aarão e seus filhos fossem lavados com água – Êx 29.4;
b) Que fossem ungidos com óleo – Êx 29.7;
c) Que colocassem suas mãos sobre o novilho e o matassem e o queimassem sobre o altar – Êx 29.10-14;
d) Que aspergissem o sangue na orelha de Aarão e sobre a ponta direita das orelhas de seus filhos – Êx 29.19-21.
Os mórmons não seguem as cerimônias de Aarão e seus filhos. Assim não são chamados como foi Aarão.
A ordem do sacerdócio na igreja mórmon inclui:
SACERDÓCIO AARÔNICO: A menor das duas divisões do sacerdócio na igreja. Engloba os ofícios de diácono, mestre, sacerdote e bispo.
SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE: Chamado também sacerdócio maior. A maior das duas divisões do sacerdócio na Igreja. Engloba os ofícios de élder, setenta, sumo sacerdote, patriarca e apóstolo (“Princípios do Evangelho”, edição 1995 – pp. 85-93).
Perguntas Que os Mórmons nos Fazem Sobre o Sacerdócio
1) Com que autoridade seu pastor prega, batiza ou realiza outros atos para Deus?
Resposta: Pela autoridade de Jesus Cristo (Jo 1.12-13; At 1.8).
Mas a autoridade para trabalhar para Deus advém do sacerdócio de Melquisedeque. Isto aconteceu pela imposição das mãos de João, Tiago e Pedro sobre Joseph Smith Jr. (“A Pérola de Grande Valor”, edição 1995 – p. 66).
Resposta: Você pode mostrar na Bíblia onde se declara que a autoridade para pregar o Evangelho ou realizar outros trabalhos vem pela autoridade do sacerdócio de Melquisedeque? Pode mostrar onde no Novo Testamento se fala de alguém que tivesse o sacerdócio de Melquisedeque além de Jesus?
Hebreus 7.26 declara que Jesus era santo, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime que os céus. É você santo, imaculado, separado dos pecadores?