A Bíblia ensina que existe apenas uma salvação. Qualquer que recebe a salvação recebe a vida eterna e a salvação é uma providência de Deus, como segue:
O homem tem um problema básico: o pecado
Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque (Ec 7.20).
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23).
Não podemos resolver o problema do pecado por nossos esforços:
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor (Is 55.8).
Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte (Pv 16.25).
Por isso nenhuma carne está justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado (Rm 3.20).
Deus providenciou nossa salvação:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (Jo 3.16-17).
Precisamos confessar o nome de Jesus diante dos homens:
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante do meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus (Mt 10.32-33).
A saber: Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que o Senhor o ressuscitou dentre os mortos serás salvo. Visto que com o coração se crê para justiça, e com a boca se faz confissão para salvação (Rm 10.9-10).
As boas obras são a evidência da obra do Espírito Santo em nós:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei (Gl 5.22-23).
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Ef 2.10).
Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp 4.13).