As igrejas evangélicas unicistas (A Voz da Verdade, Igreja Só Jesus, Tabernáculo da Fé; Igreja Local, Adeptos do Nome Yehoshua e Suas Variantes etc.), são antitrinitarista. No entanto, devemos apontar que seu antitrinitarismo não é igual à posição adotada pelos unitaristas. Pois os unicistas não nutrem idéias preconceituosas contra a divindade de Jesus, como é o caso do unitarismo. Ironicamente os unicistas são antitrinitaristas pelo fato de acharem que a divindade é exclusivamente a pessoa de Jesus, não compreende a unidade composta de Deus.
Outra observação que devemos fazer é que os antitrinitaristas, na maioria das vezes, rejeitam a doutrina bíblica da Trindade, por não compreenderem a pluralidade de pessoas na deidade, já que para eles é impossível conceber a pluralidade de pessoas com o monoteísmo de Deuteronômio 6.4. Assim, acreditam eles que a doutrina da Trindade não passa de um triteísmo mascarado, logo politeísmo, contrário ao monoteísmo. Embora o texto áureo do monoteísmo: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor (Dt 6.4), nos revela uma unidade composta, já que a palavra única (echad) no original hebraica está no construto, tratando-se de uma unidade composta. Semelhantemente a palavra (echad) aparece com a mesma idéia de pluralidade em Gênesis 2.24 onde diz que e serão ambos uma só carne. A palavra com idéia de unidade absoluta é yachid, usada em Gênesis 22.2.
Finalmente, entendemos a dedicação e os muitos esforços humanos dos unicistas, em especial seu raciocínio para descrever e explicar Aquele que é essencialmente inexplicável ou como dizem os trinitarianos: A doutrina da Trindade é mistério – Verdadeiramente tu és o Deus misterioso, o Deus de Israel, o Salvador (Is 45.17 – Versão Atualizada).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com