Apologética



Ciência Cristã – Parte 05 – Deus


O Deus da Ciência Cristã não é um ser pessoal. Dizem: Deus é o Princípio da metafísica divina.

1. Deus é Tudo-em-tudo.

2. Deus é o bem. O bem é a Mente.

3. Deus, o Espírito, sendo tudo, a matéria nada é.

4. A Vida, Deus, o bem onipotente, nega a morte, o mal, o pecado, a doença (“Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras”, Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, in Boston, 1973, pp. 112-113).

Resposta Apologética:

A Bíblia afirma que Deus é uma pessoa espiritual. Longe de indicar que Deus é um princípio, a Bíblia declara que Deus é uma pessoa espiritual. Afirma o escritor do livro de Hebreus: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação de nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas (Hb 1.1-3). O texto mostra que Jesus é a expressa imagem do seu Pai. Sendo Jesus uma pessoa, e sendo a expressa imagem do Pai, é óbvio que o Pai também é uma pessoa. Filipe, um discípulo de Jesus, pediu-lhe: Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem, faz as obras (Jo 14.8-10). Além disso, lemos de atributos pessoais de Deus como segue:

Deus ama: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (1 Jo 4.8) (destaque nosso);

Deus é misericordioso: Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou (Ef 2.4) (destaque nosso);

Deus é piedoso: Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade (Êx 34.6) (destaque nosso);

Deus fala e se identifica a Moisés como uma pessoa: E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome do Senhor. Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade (Êx 34.5-6).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com