Este ensino de que a alma espere o sepultamento do corpo para que, por fim, se retire não condiz com as Sagradas Escrituras. Diz a Igreja Apostólica sobre o assunto: Essa cerimônia, que fazemos para os membros desta igreja, vem a ser uma homenagem à alma que ainda está ali, velando o corpo; é uma despedida deste para ser levado ao sepulcro. ...devem velar o corpo e sepultá-lo simplesmente, pois que a alma, que ali está velando também o corpo, é bem viva e santificada, e recebe do mesmo modo a homenagem dos irmãos (“O Evangelho do Reino dos Céus”, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2ª edição, 1985, pp. 199-201).
Resposta Apologética:
Como vemos, a alma aguarda o culto fúnebre e recebe a homenagem que se presta ao morto para, por fim, retirar-se definitivamente.
Lázaro, quando morreu, foi imediatamente levado ao seio de Abraão: E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão (Lc 16.22). O ladrão na cruz, antes do sepultamento do seu corpo, foi para o Paraíso (Lc 23.43). Com os adeptos da Igreja Apostólica se dá um tempo de espera, até que o corpo seja sepultado.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com