O serviço do templo tem importância considerável para os adeptos de Krishna. Deve-se entrar para o serviço do templo para demonstrar sua devoção.
Os devotos mais antigos insistem na entrega total da personalidade e filosofia do movimento Hare Krishna.
3.1 – INICIAÇÃO
Depois de participar por seis meses do templo, o novato é indicado para a iniciação. A cerimônia é chamada de Hare-nama, ou iniciação do sagrado nome. E dado um novo nome espiritual.
Logo depois vem um período de espera de seis meses adicionais. Agora o devoto é eleito para o segundo rito; a iniciação bramânica. Se fizer tudo o que lhe manda, sem fazer perguntas, e se é fiel em todo o serviço, alcança um estado de adiantamento espiritual.
Os homens recebem um manto sagrado que devem levar sobre o ombro esquerdo e sobre o peito. As mulheres não recebem tal manto. Os devotos recebem também um mantra secreto, o mantra gayatrí, que deve ser cantado três vezes por dia.
3.2 – A SANNIASA
O passo seguinte na escala espiritual se conhece como Sanniasa. E um estado de renúncia reservado para os homens, especialmente os devotos.
Implica voto de pobreza e castidade, e numa entrega à pregação e obras, que dura toda a vida. Quando o devoto vai a estes Sanniasa, considera que tem a obrigação de prostrar-se, porque estes monges são considerados realmente santos.
3.3 – MODO DE VIVER DOS CASADOS
Ao casal que deseja ter um filho, se ensina que tenham relação sexual uma vez por mês, no dia que a mulher se mostra fértil. Antes de entrar no ato sexual deve o casal cantar 50 vezes sua corrente de contas (que é como um rosário), para purificar-se. Uma mulher casada deve pedir permissão ao seu marido para qualquer coisa fora dos deveres prescritos no templo.