O escritor J. Cabral aponta em seu livro “Religiões, Seitas e Heresias” que uma das peculiaridades das seitas religiosas é o exclusivismo que caracteriza os grupos. Vêem os adeptos de uma seita na pessoa do seu fundador um tipo de pessoa carismática que recebeu uma revelação especial de Deus e assim tornou-se o porta-voz exclusivo dessa vontade divina para os homens. Nenhuma pessoa, até a chegada desse líder, conseguiu interpretar a Bíblia de modo correto. E uma visão nova desconhecida de todos e recebida diretamente de Deus (“Religiões, Seitas e Heresias”. J. Cabral. Universal Produções-Indústrias e Comércio, 3a. Edição, p. 18).
Essa é a característica da igreja denominada como Igreja sem nome ou Igreja Local. O fundador Witness Lee não poupa o reconhecimento dessa singularidade religiosa com que só poucos foram agraciados. Witness Lee assim declara: Essas palavras não são meramente um ensinamento, mas um forte testemunho do que tenho praticado e experienciado por mais de cinqüenta anos. Fui capturado por esta visão... Precisamos ter esta visão, e precisamos estar prontos para pagar o preço, até mesmo o preço de nossa vida, por ela (“A Visão da Igreja”. Witness Lee. Editora Árvore da Vida, 1991, p. 12).
Afirma Witness Lee que uma pessoa fora da Igreja Local não pode entender o livro do Apocalipse, pois o livro não foi escrito para indivíduos, mas para a Igreja Local que ele fundou: Se estivermos fora das igrejas locais, não teremos posição ou condição para recebermos o livro de Apocalipse, pois este não foi escrito para cristãos individuais. Foi escrito para as igrejas locais, apesar do Senhor ter chamado crentes individuais para ouvi-lo. Precisamos estar na igreja local; então estaremos qualificados com a posição e a condição para aceitarmos este livro e ouvirmos o que o Senhor Espírito diz às Suas igrejas (“A Expressão Prática da Igreja.”Witness Lee. Editora Árvore da Vida, 1ª Edição – 1989, p. 12).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com