Sidarta Gautama, o iluminado, não deixou nenhum registro de seus ensinos. Estes foram transmitidos de geração e geração por meio da secular tradição oral indiana, e só no século 1 a.C., na Ilha do Ceilão, é que foram redigidas as primeiras escrituras budistas. Atualmente, esta coleção está reunida na Tripitaka3 e em outras obras.
Nos escritos que são atribuídos a Sidarta vê-se que para ele a vida humana é somente sofrimento, e que este procede do desejo humano. Para se atingir a salvação é necessário eliminar-se todo desejo. Quando se consegue isso, entra-se num estado de bem-aventurança, o nirvana. Quando se alcança o nirvana, a alma humana torna-se uma com o Absoluto, isto é, a realidade última. Os ensinos (dharma4) de Sidarta encontram-se resumidos nas Quatro Verdades Nobres:
1. A nobre verdade é a realidade do sofrimento – Todo sofrimento humano é resultado do carma5 passado. As ações de uma pessoa determinarão o ciclo de reencarnações pela qual ela terá de passar até chegar ao nirvana.6
2. A nobre verdade é a causa do sofrimento – A causa do sofrimento é o desejo: gratificação, o desejo da existência e também o da não existência.
3. A nobre verdade é o fim do sofrimento – O sofrimento pode e deve ser totalmente eliminado. O objetivo central do budismo é dar ao homem a eterna libertação do sofrimento por meio da libertação de todo o desejo, o que eqüivale ser liberto do ciclo interminável de reencarnações e entrar no bem-aventurado estado do nirvana.
4. A nobre verdade do caminho para a eliminação do sofrimento –Trata-se de oito passos básicos destinados a suprimir o desejo e, desta maneira, abrir o caminho para a iluminação, conhecidos como Os Oito Caminhos Nobres. Estes são divididos em três categorias:
a) Moralidade: palavras corretas, ações corretas, vida correta;
b) Concentração: esforço correto, pensamento correto;
c) Sabedoria correta: visão ou compreensão correta e aspirações corretas. (Por compreensão correta entende-se o conhecimento das Quatro Verdades Nobres.)
Percebe-se claramente que o budismo ensina que o homem efetua sua salvação fazendo tudo que é correto pelo esforço próprio.
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