Defesa da Fé

Edição 87

Uma liderança competente


"Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando devidamente colocados em prática, geram os resultados desejados"

Por Rodolfo Monotosa

Quando pensamos em alguém competente, o que nos vem à mente? Talvez, alguém com muito conhecimento sobre determinado assunto, ou alguém com muita habilidade em determinada função. Certamente, associamos competência com alguém que sabe o que faz.

Uma definição mais técnica sobre o assunto pode ser a seguinte: competência é "o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando devidamente colocados em prática, geram os resultados desejados". Precisamos ter o conhecimento na mente, nas mãos (habilidades) e no coração (atitudes) devidamente alinhados e colocados em prática para atingir algum resultado desejado.

Queremos chamar a atenção para a palavra resultado. Ninguém acha competente um time que não vence o campeonato. O grupo pode ter toda a habilidade, mas se não chegar ao seu objetivo, não cumpriu sua missão. Com este pensamento, chegamos à conclusão de que competente é todo aquele que cumpre a missão!

A Bíblia nos dá vários exemplos de pessoas que cumpriram integralmente sua missão, ou seja, foram competentes. Chama-nos a atenção a figura do servo de Abraão, descrito em Gênesis 24. Aqui, a palavra hebraica tiçaleah (v. 12,21,40,42,56) aparece, pela primeira vez, traduzida para "prosperidade, levar a bom termo, ser bem-sucedido, coroado de êxito".

A primeira idéia que salta do texto é que a prosperidade acontece na vida de um servo e não tem relação com dinheiro. O servo (talvez Eliezer) é chamado pelo seu senhor Abraão para, sob juramento, lançar-se na missão de buscar a esposa de Isaque. A reocupação de Abraão se refere à sua descendência. O desejo de Deus era que seus sucessores abençoassem todas as famílias da terra.

Abraão estava convicto disso. Daí a grande importância daquela missão. O servo não podia errar. Era uma missão de um tiro só.

O servo prepara dez camelos de presentes e suprimentos para a viagem. Sai na direção da terra da família. No caminho, faz sua oração, mostrando que tinha vida com Deus. Havia aprendido com seu senhor Abraão a depender de Deus em suas decisões. Faz seu pedido de sinal e, surpreendentemente, logo aparece a moça, que se oferece para dar água ao servo e a todos os seus camelos. Que sinal! Que providência! Momento de adorar a Deus. Mas ele, cautelosamente, não se precipita em contar todo o plano para Rebeca e espera para conhecer a família da moça. Precisava confirmar seu parentesco e conquistar a confiança. Segue adiante, conhece Labão e os demais parentes. Apresenta todo o testemunho de Abraão e de sua missão. Conquista a confiança e, somente depois de confirmado que ele poderia levar a moça, entrega os presentes. No dia seguinte, Labão quer continuar a festa, mas o servo, focado em seu objetivo, solicita licença para continuar sua jornada e completar sua missão. Assim acontece, Isaque e Rebeca se casam e o servo se alegra com a conclusão de seu abençoado trabalho.

Quantas lições podemos tirar dessa história que revela alguém competente em sua issão! Também temos recebido de Deus uma missão que envolve preparar a noiva (Rebeca/ Igreja) para o noivo (Isaque/Jesus). Temos os dons e os talentos (camelos com presentes) capazes de abrir portas e conquistar corações. Todavia, devemos tomar cuidado. Não podemos nos distrair. Não podemos nos precipitar ao longo da caminhada. O nosso foco deve estar concentrado na evangelização e no discipulado. Isso agrada a Deus.

Que possamos, no final, declarar como Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé" (2Tm 4.7). Sejamos, pois, uma liderança competente, que completa sua missão.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com