Davi não estava sozinho, visto que os soldados o aguardavam em um local secreto.
Davi estava sozinho: "Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?" (1Sm 21.1).
Davi estava acompanhado: "Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?" (Mc 2.25,26).
Pelo contexto, entendemos que, naquele período, a nação de Israel vivia momentos importantes instigados pela decisão dos hebreus quanto à mudança do sistema teocrático para o monárquico.O sistema de governo "sairia" das mãos de Deus e "passaria" para as mãos do rei. Saul, o primeiro rei de Israel, devido à sua inconsistência administrativa, espiritual e emocional, perde a primazia do reinado, cabendo a Davi a continuação do bem-estar da nação de Israel. Este fato aconteceu, mas não sem suscitar inveja e perseguição por parte de Saul. Ao fugir de Saul, Davi e seus homens foram até Nobe, cidade dos sacerdotes, distante de Jerusalém cerca de três quilômetros. Necessitavam, primeiramente, de alimentos (pois estavam cansados e com fome) e de armas. O pão oferecido foi o mesmo que os sacerdotes se alimentavam, ou seja, o pão sagrado.
Compreendendo isto, chegamos ao que mais interessa nesta questão. No texto de 1Samuel 21.1, o sacerdote Aimeleque pergunta a Davi porque ele veio só. Davi não estava seguro se poderia confiar em Aimeleque, pois o mesmo era irmão de Aías, conselheiro espiritual de Saul (1Sm 14.3). Sendo assim, achou melhor dizer que estava sozinho. No entanto, o próprio Aimeleque "desconfiava" de que estivesse com seus homens, pois, quando o rei, especialmente, enviava alguém a uma missão, colocava à sua disposição, para sua segurança, alguns guardas. Davi disse que os seus soldados se encontravam em determinado lugar. Portanto, ao invés de duvidar, o correto é admitir que, apesar de os seus homens não estarem presentes com ele naquele momento, encontravam-se em algum local, em secreto, preparados para entrar em ação em favor de Davi, caso fosse necessário. O texto de 1Samuel 21.4 confirma esta idéia. Quando Marcos diz que os pães foram dados "aos que com ele estavam" não implica em rejeitar ou desacreditar de toda a narrativa bíblica, pois, conforme observado, de toda a forma Davi não estava sozinho, visto que os soldados o aguardavam em um local secreto.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com