A palavra Judeu pode ter diversos significados.
A palavra Judeu originou do nome de um dos filhos de Jacó, referia-se inicialmen-te, à tribo de Judá. Posteriormente, aplicou-se a todo o povo de Israel. Um judeu, em nos-sos dias, é considerado um membro da nação de Israel, alguém que descende de genito-res judeus. Um convertido ao judaísmo, sem importar qual a sua etnia original, é conside-rado um judeu. Observe as definições de algumas enciclopédias.
Nathan Ausubel comenta: Essa palavra (judeu), naturalmente é derivada de Juda-eus, isto é, pessoa natural da Judéia. Judéia era o nome que os romanos davam a Judá (Iehudah) o reino judaico do sul que conquistaram e apagaram do mapa, finalmente, em 70 E.C. No livro de Ester, que se reporta a um período ainda não identificado da história do império persa, os judeus, embora fossem de há muito assimilados culturalmente e fossem naturais do país, eram somente identificados como um grupo religioso que seguia a fé do Deus de Israel. Na definição mais ampla dos pais de hoje, é considerado suficiente que um "judeu" seja, etnicamente, de ascendência judaica; ele não tem que ser religioso para ser identificado como tal .
A Enciclopédia Larousse Cultural alista os seguintes conceitos: 1. Na antigüidade, habitante do reino de Judá ou da província de Judá. 2. Pessoa que professa a religião judaica... 3. Pessoa que pertence à comunidade israelita, ao povo judeu. Os judeus não constituem uma raça, no sentido antropológico do termo, mas uma etnia - comunidade etnocultural e histórica.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com